2.2.09

Lembranças

O Centro Educacional SESI 13 mudará de lugar. Deixará o prédio ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima e será instalado num prédio novo e oferecerá o curso de Ensino Médio.

Acredito que o prédio antigo não será demolido, mas ficará vazio de novas histórias escolares, apenas abrigará aquelas das turmas que por ali passaram e viveram momentos inesquecíveis, como os meus na década de 80. Guardará entre aquelas paredes os momentos mágicos vividos nas aulas da Professora Maria Helena, onde muitos alunos descobriram o que era um pirógrafo, em como transformar o cisal em pequenos tapetes, como misturar tintas, pintar cerâmicas e coisas do gênero, mas também eram naquelas aulas que tínhamos espaço, para fugir do marasmo de ficarmos sentados um atrás do outro. Foi ali, que grandes amizades foram feitas. Que adolescente gosta de arrumar quarto? Ajudar no serviço de casa? Quase nenhum, mas havia um grupo de garotas que adorava organizar o almoxarifado, enquanto conhecia mais uma à outra.

Ficarão guardadas ali as aulas de Matemática, onde os alunos viravam Joãozinho e Mariazinhas na hora de resolver os exercícios na lousa, e muitos de nós morríamos de medo. As aulas de Língua Portuguesa onde tínhamos que contar a história de um livro para a professora e os colegas. Ali que descobri os livros: "A Ilha do tesouro", "O escaravelho do Diabo", "Um cadáver houve rádio" e outros da conhecida Série Vaga-lume.

Também ficarão guardadas as lembranças das Professoras Mariazinha e Sônia chegando com os Fusquinhas. Tão pequeninas eram que quase não podíamos enxergá-las atrás do volante.

Os troféus de Educação Física irão para o novo prédio, mas as histórias das aulas em que saíamos para correr o percurso grande e o percurso pequeno na Nova Itatiba, não irão junto. Os jogos de futebol com pinhão na entrada da escola, as queimadas no pátio, a cadeia das festas juninas, a caminhada até a escola Ivony de Camargo Sales, para treinarmos handball para as Olimpíadas, as conversas na pracinha em frente à igreja, os primeiros beijos nos degraus da escada da igreja e atrás das pequenas árvores que ali existiam (estas já não existem mais), tantas lembranças.

A história de vida da Diretora Dona Zeca que sempre zelou por nós. E de outros professores que ali passaram e deixaram uma marquinha: Professor Paulo, Professora Elisa, Professora Patrícia, Professores Adalto, Capeletto, Marta, Suelis, Heloísa... tantas histórias.

Em breve, ali só restarão paredes vazias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RODE POR AQUI DEIXANDO SUA OPINIÃO.