Leituras

O JARDIM SECRETO

Ler é sempre um prazer e, às vezes, mais que isso se o livro escolhido nos surpreende e toca o coração. Uma das minhas últimas leituras foi esse lindo livro infanto juvenil de Frances Hodgson Burnett. Nele encontramos a história de uma garota que fica orfã e vai morar na Inglaterra, na casa de um tio, que ela nunca tem a oportunidade de encontrar pessoalmente. 
Saída da India, onde vivia cercada de criados que faziam tudo o que ela queria, a garota de 10 anos tem que se adaptar a um novo país, clima e estilo de vida solitário, e acima de tudo a uma casa com muitos cômodos e cheia de funcionários que guardam segredos. 
Uma de suas primeiras experiências na casa é tornar-se independente e aprender a olhar o mundo que a cerca com novo olhar. É aqui, que ela aprender a ouvir um pássaro com o jardineiro, encontra um amigo quase da sua idade que fala com animais e que na propriedade existe um jardim secreto, onde ninguém deve entrar.
É tocante, verificar como a curiosidade da criança a torna determinada. A partir do momento que ela descobre que há um jardim secreto, ela passa a explorar a propriedade no intuito de encontrar o lugar.
Numa casa com tantos segredos, as coisas vão se revelando aos poucos e te envolvendo, mas o que me emocionou foi a quantidade de coisas que aprendi com essa leitura, e a principal mensagem do livro é a importância de acreditarmos em nós mesmos, e nunca desistirmos de nossos sonhos.
Se você ainda não leu, não se intimide por ser um livro infanto juvenil, abra a sua mente e deixe a magia da inocência, da alegria de viver novas experiências toque o seu coração e divirta-se.


DEMIAN

" ...O proibido  não é, pois, eterno, e sim sujeito a mudanças... por isso cada um de nós tem que encontrar por si mesmo o 'permitido' e o 'proibido' relativamente à sua própria pessoa.."


Nunca imaginei que fosse sentir dificuldade para escrever sobre um livro que li ou estou lendo, mas falar sobre Demian, de Hermann Hesse, está sendo. A história começa com um garoto descobrindo a dualidade do mundo de uma forma não muito prazerosa na infância e a sua dificuldade em resolver o problema o leva a um a série de reflexões a respeito do seu cotidiano. As reflexões aumentam quando ele conhece o enigmático Demian.
Um livro que trabalha conceitos sobre o bem e o mal, o proibido e o permitido. A jornada de uma pessoa em busca do seu SER, transformado a cada "encontro" com o personagem que intitula a obra. É esse persongem enigmático que me fez querer ler até o final, para descobrir quem ele é, onde vive, o que faz.
Para quem gosta de autores premiados, esse é um título que deve constar em sua lista. 

Se quiser saber mais sobre o autor acesse o link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RODE POR AQUI DEIXANDO SUA OPINIÃO.